Alba Wood – Prêmio Design MCB 2021
A cadeira Alba Wood lançada em maio de 2021, é a mais nova peça premiada com a assinatura de Jader Almeida, e se soma aos 75 reconhecimentos do designer em premiações ao longo de sua carreira. A cadeira recebeu Menção Honrosa no 34º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, um dos mais importantes e reconhecidos prêmios do design nacional. Alba Wood é uma cadeira sem braços em proporções exatas e equilibradas para acomodar o corpo, e com um elegante e generoso espaldar curvo. Pode ser utilizada em tanto em composições de mesas de jantar de qualquer tamanho, quanto ser utilizada em outros ambientes, como home office, quartos e até mesmo em projetos comerciais.
The Alba Wood chair, launched in May 2021, is the newest piece awarded with the signature of Jader Almeida, and adds to the designer’s 75 recognitions in awards throughout his career. The chair received an Honorable Mention at the 34th Museu da Casa Brasileira Design Award, one of the most important and recognized awards in national design. Alba Wood is an armless chair with exact and balanced proportions to accommodate the body, and with an elegant and generous curved back. It can be used in both compositions of dining tables of any size, as it can be used in other environments, such as home offices, bedrooms and even in commercial projects..
.O desdobramento da própria coleção, como uma opção confortável para cadeiras sem braço, bem como a observação do cotidiano, no qual os lares também podem ter proporções reduzidas, motivou sua criação. O processo de fabricação da peça, como nas demais do designer, é híbrido. Enquanto máquinas de CNC fazem a escultura da madeira maciça para garantir precisão e sequencialidade, os processos de cola, lixa, pintura e acabamento fino são todos feitos manualmente. Tanto o estofado do assento quanto a palha, são feitos manualmente, por artesãos dedicados ao ofício. A cadeira foi pensada para pessoas que conduzem escolhas de consumo inteligentes, valorizam as premissas do bom design, como atemporalidade, durabilidade e ergonomia, bem como sua relação com as artes e a arquitetura.
The development of the collection itself, as a comfortable option for armless chairs, as well as the observation of everyday life, in which homes can also have reduced proportions, motivated its creation. The manufacturing process of the piece, as in the other ones by the designer, is hybrid. While CNC machines carve solid wood to ensure precision and sequentiality, the glueing, sanding, painting and fine finishing processes are all done by hand. Both the seat upholstery and the straw are handcrafted by artisans dedicated to the craft. The chair was designed for people who make intelligent consumption choices, who value the premises of good design, such as timelessness, durability and ergonomics, as well as its relationship with the arts and architecture.
O estilo contemporâneo, mas que remete às criações de grandes mestres modernistas, aliado ao conforto ergonômico promovido pelas formas escultóricas da madeira – material trabalhado no limite da resistência e da técnica – são os principais diferenciais da peça. O evidente espaldar curvo valoriza o material principal – a madeira – e permite a acomodação das costas e dos braços. O assento, à gosto, pode ser em palha ou mesmo estofado. A organicidade das linhas são um convite ao olhar e ao toque. Confortável, instigante, e sobretudo elegante. Passado e presente em completa sinergia.
The contemporary style, but referring to the creations of great modernist masters, combined with the ergonomic comfort promoted by the sculptural forms of wood – a material worked at the limit of strength and technique – are the main differentials of the piece. The evidently curved back enhances the main material – wood – and allows for the accommodation of the back and arms. The seat, to taste, can be made of straw or even upholstered. The organicity of the lines is an invitation to look and touch. Comfortable, exciting, and above all elegant. Past and present in complete synergy.
Participe com seu comentário