Clad
“As peças de Jader Almeida se dão a conhecer em camadas. Cada uma delas pode ser saboreada lentamente.” A descrição feita pela jornalista Mara Gama pode perfeitamente ser atribuída à coleção CLAD: as peças devem ser saboreadas em camadas. De imediato, é possível perceber a leveza e a delicadeza dos produtos: o traço fluido, a organicidade das formas, os cheios e vazios, as torções e curvaturas além de arestas afinadas no limite da resistência da madeira.
A arte cicládica, surgida entre 3500 e 3000 a.C. nas ilhas gregas de Cíclades, foi o ponto de partida para as formas desta coleção. A pesquisa sobre o tema resultou em peças com características conceituais dessa antiga forma de expressão, mas longe de parecerem caricatas. Nota-se que a estética e as linhas biomórficas, presentes nas obras em cerâmica e pedra, viabilizaram tanto a beleza quanto o conforto postural das cadeiras e poltronas em madeira maciça.
Em abril de 2014, a partir de um encontro de Jader Almeida com o arquiteto grego Stelios Kois, responsável pela reconfiguração do Museu de Artes Cicládicas de Atenas, teve início o projeto. O arquiteto conheceu o trabalho de Jader ao visitar o espaço da SOLLOS em Milão e propôs que o brasileiro desenhasse as cadeiras que fariam parte do mobiliário do museu. O briefing sugeria uma peça compacta e que tivesse relação com as artes cicládicas, para integração com o espaço.
Segundo Stelios Kois, “a forma da cadeira CLAD desmascara a obsessão do Jader Almeida sobre os detalhes. O design é de tirar o fôlego. Inspirada nos princípios minimalistas de arte cicládica, suas curvas dão à silhueta final leveza e delicadeza. O uso de madeira maciça é equilibrado pela fluidez do desenho. Quando a luz toca suas superfícies, uma escultura é revelada.”
O processo de manufatura da coleção CLAD faz parte de um sistema híbrido de produção, na qual máquinas de CNC (comando numérico computadorizado) fazem a usinagem dos componentes, enquanto um minucioso acabamento é executado manualmente. É muito difícil trabalhar com formas orgânicas e conseguir um resultado harmonioso, que seja delicado e toque o lado bom das pessoas. A CLAD proporciona um convite ao toque das mãos e do corpo, detalhes construtivos apurados que chegam aos limites da madeira, como a lapidação de uma gema.
De fato, são cadeiras e poltronas que servem o corpo e a alma.
“Jader Almeida’s pieces are known in layers. Each one can be slowly savored.” This description made by journalist Mara Gama can be perfectly attributed to the CLAD collection: its pieces must be savored in layers. It is immediately possible to perceive the delicate weightlessness of the products: flowing outlines, organic shapes, empty and full spaces, twists, bends and corners attuned to the resistance limit of the timber.
The Cycladic art that emerged in Greece between 3500 and 3000 b.C. was the starting point for the shapes in this collection. Research on the topic resulted in pieces with features conceptual to this ancient form of expression without seeming its caricature. It is possible to note that the aesthetic and biomorphic lines present in works of ceramic and stone have enabled both beauty and postural comfort in table and armchairs made of solid wood.
The project has started in April 2014, when Jader Almeida met Greek architect Stelios Kois, head of reconfiguration of the Cycladic Arts Museum in Athens. He knew Jader’s work by having visited the SOLLOS space in Milan, and he proposed that Jader should design chairs to furnish the museum. The briefing suggested a compact piece that had a relation to Cycladic arts, so it would integrate with the space.
According to Stelios Kois, “the form of CLAD chair unmasks Jader Almeida’s obsession over the details. The design is breath-taking. Inspired by the minimalistic principles of Cycladic art, curves give to the final silhouette, lightness and delicacy. The use of solid wood is balancing with the fluidity of the design. When light touches its surfaces, a sculpture is revealing.”
The manufacture process of the CLAD collection is part of a hybrid production system in which CNC (Computer Numeric Control) machine the components, with careful manual finishing. It is very difficult to work with organic shapes and achieve harmony in results that are delicate and reach out to the good in people. CLAD invites hands and body to the touch, with calculated constructive details that take timber to its limit, similarly to the cut of a gemstone.
Indeed, these chairs and amrchairs serve bodies and souls.
Participe com seu comentário